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Apresentação IDM

Ao longo da última década, as políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica têm sido fortalecidas em todo o país. Esse é o resultado de uma ampla articulação entre o poder público e a sociedade para reverter um quadro anterior de investimentos na área. Esses investimentos têm gerado projetos de desenvolvimento inovadores, cada vez mais baseados no empreendedorismo que almeja a inclusão socioprodutiva das famílias acrianas.

O Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr (IDM) surgiu a partir da antiga Gerência de Educação Profissional (GEPRO), que funcionava como parte integrante da Secretaria de Estado de Educação.  Em 2005, a partir de uma proposta do poder executivo o instituto foi elevado à categoria de Autarquia Estadual através da Lei 1.695, de dezembro do mesmo ano.

A partir daí, o IDM passa a ser o órgão responsável por coordenar a política pública de educação profissional do Estado, adquirindo autonomia administrativa, financeira e pedagógica, passando a acompanhar e avaliar também as ações de educação profissional de caráter privado.

A criação do IDM é reflexo da visão do governo de que o desenvolvimento socioeconômico do Acre depende de mão de obra qualificada para atuar nos mais diversos setores, portanto o IDM oferta educação profissional para jovens e adultos, que precisam estar preparados para acessar o mundo do trabalho e serem incluídos no sistema socioprodutivo do Acre.

Para atender as constantes demandas, o instituto dispõe de Centros de Educação Profissional, com atuação em diversas áreas. Com os centros, a instituição tem promovido ensino, pesquisa e extensão para garantir a inclusão social através de formação, aperfeiçoamento e atualização profissional.

As unidades que oferecem cursos de Nível Técnico e de Formação Inicial e Continuada (cursos de curta duração que os de nível técnico) para jovens e adultos estão localizadas nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Xapuri.

Compõem a rede IDM:

  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso.
  • Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica Usina de Arte.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá – Ceflora.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica João de Deus.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Gastronomia e Hospitalidade.

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Designer encontra-se em processo final de incubação na central IDM.

Em breve estará em funcionamento os Centros de Educação Profissional e Tecnológica de Brasileia, Feijó, Senador Guiomard e Porto Acre.  

As ofertas de qualificação da rede IDM são geradas a partir de pesquisas de demandas e tem como público-alvo prioritário os beneficiários dos programas sociais cadastrados no Cad-Único, trabalhadores atendidos pelas secretariais setoriais do governo e estudantes de ensino médio da rede pública de ensino.

Os Planos de Curso são construídos com a participação de diversos atores: gestores, mediadores de aprendizagem, técnicos e comunidade. A participação é efetivada por meio de oficinas e audiências públicas.

O IDM possui ferramentas de gestão diferenciadas e que favorecem o fortalecimento da instituição, como o Sistema de Avaliação Institucional; por meio dele, o Instituto avalia, utilizando metodologias participativas, seus processos, resultados e impactos na realidade social em que atua. Este Sistema é aplicado a todas as unidades do Instituto Dom Moacyr.

A instituição trabalha com um modelo de gestão democrática envolvendo os setores público e privado. Nesse processo, o que se propõe é a possibilidade de compartilhar a responsabilidade social da educação através do estabelecimento de parcerias, onde a operacionalização das ações se dá por meio de projetos que se baseiam nos objetivos, metas e atividades definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Desde julho de 2012 o IDM está ofertando cursos de formação técnica e profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec).

Os cursos do Pronatec constituem uma ação dos governos federal e do Estado do Acre, executada pelo Instituto Dom Moacyr e tem como parceiros: a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) Secretaria de Estado e Desenvolvimento Florestal da Indústria e do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (SEDENS), Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e as prefeituras locais.

A formação profissional tem ainda as seguintes parcerias: Centro de Apoio a Semiliberdade Egresso e Família (Casef), Tribunal de Justiça (TJ) Instituto Socioeducativo Acre (ISE) e Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), contemplando os reeducandos e os adolescentes em regime de semiliberdade.

A oferta de educação profissional pelo Instituto Dom Moacyr tem aumentado a cada ano, o que é coerente com o surgimento cada vez maior de demandas do Acre, um estado que está em constante crescimento. Desde sua criação, em dezembro de 2005, a rede IDM já ofertou mais de 50 mil vagas para jovens e adultos em todos os municípios do Estado. A meta para 2013 é chegar a 20 mil vagas.




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