Portal do Instituto Dom Moacyr
Tamanho do texto
pequeno
medio
grande
Mapa do Site Fale Conosco

Institucional

Unidades

Órgãos e Entidades


CEPT Usina de Arte

A Usina de Arte João Donato é parte integrante da Rede de Unidades do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi - IDEP/DM, estando a formulação, planejamento e execução de suas ações em consonância com as Políticas Públicas de Cultura sob responsabilidade da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, ambas as instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Educação e Esporte – SEE.

Inaugurada em 24 de abril de 2006, a Usina de Arte nasceu da ideia de oferecer à população um espaço que incentivasse a inteligência coletiva e favorecesse a formação de uma geração fortalecida de jovens que pensassem com autonomia. Como espaço público de educação e cultura centrado na formação artística e na fruição de bens artísticos e culturais, a Usina de Arte se destina prioritariamente à oferta de cursos de educação profissional nas modalidades técnica e de formação inicial e continuada e à realização de ações culturais como apresentações de espetáculos artísticos, exibições de filmes, exposições visuais e outras atividades nos segmentos das artes dramáticas, da música, das artes visuais, do audiovisual e de natureza cultural.

Sabemos que grandes transformações sociais se realizam através de investimentos em educação de qualidade e na produção cultural de um povo. Neste sentido, a Usina de Arte tem uma proposta pioneira e inovadora, pois funciona como um Centro de Educação Profissional que oferece ensino de qualidade nas artes e como um Centro Artístico-Cultural que proporciona aos educandos e à comunidade uma programação artística permanente e de qualidade. Nela atuam solidariamente a Secretaria Estadual de Educação e Esporte, o Instituto Dom Mocyr e a Fundação Elias Mansour responsáveis pela manutenção da estrutura física, pelo corpo funcional e pelas ações educativas e culturais voltadas a jovens, adultos e profissionais da cultural. Essa articulação da Educação com a Arte e Cultura permeia todas as bases conceituais do espaço e auxilia no processo de aprendizagem, pois estimula e desenvolve uma percepção ampla sobre a educação para as artes possibilitando aos educandos não somente o conhecimento teórico da sua área de estudo, mas principalmente a vivência prática, experimental, sensível e estética, tão fundamental para a compreensão da dimensão simbólica da arte. Portanto, a construção e consolidação deste espaço visa oferecer ações educativas e culturais que possam transformar a forma de ver e fazer a cultura no Estado do Acre.

A Usina de Arte guarda dentro de si uma extensa história, construída sobre as fundações da antiga Usina de Castanha da Colonacre, abandonada por mais de uma década e transformado num amontoado de lixo e máquinas obsoletas, o espaço foi transformado em Lugar de Arte e passou a oferecer cursos profissionais e programação artística nas áreas de artes dramáticas, música, cinema e artes visuais.  O antigo galpão da usina foi transformado em teatro, seus corredores e salas de armazenagem viraram salas de aula e de exposição. As caldeiras compõem o espaço do restaurante. Os silos da foram revitalizados e se transformaram em estúdios de ensaio para estudo dos educandos e para ensaios de bandas da comunidade. Essa preservação da estrutura permite que a história do espaço permaneça viva e esteja presente tanto nos processos de aprendizagem dos educandos quanto na vida cultural do Estado.

A estrutura da Usina de Arte possui uma área total construída de 1.890,77 m2, dividida em 3 (três) blocos: Bloco A (Administrativo e Núcleo de Produção Digital – NPD/AC): 02 salas de rádio, 01 estúdio de TV, 02 salas para edição de vídeo, 01 sala de locução, 01 sala de professores, 03 salas de produção, 01 biblioteca com capacidade para 20 pessoas, copa e salas de administração; Bloco B (Cursos e Ações Culturais): Piso Superior: 01 teatro transformável (espaço cênico com 500 m², com assentos removíveis e capacidade para 210 pessoas), Camarins, Banheiros Feminino e Masculino; Piso Inferior: Cineclube Aquiry (capacidade – 48 pessoas), Sala de Design (capacidade - 20 pessoas), Sala de Teoria Musical (capacidade para 35 pessoas), Sala de Aula 1 (capacidade para 40 pessoas), Sala de Aula 2 (capacidade para 40 pessoas), Sala de Dança (capacidade para 20 pessoas, espelhos e barras), Sala de Criação (capacidade para 40 pessoas), Ateliê de Artes Visuais (capacidade para 30 pessoas, 20 carteiras), Banheiros Feminino e Masculino, Bloco C (Restaurante): Restaurante (capacidade 80 pessoas – 20 mesas com 4 lugares), Cozinha, Banheiros Feminino, Masculino e Portador de Necessidades Especiais. Adicional: 01 Ônibus (capacidade para 48 pessoas cada).

A Usina de Artes é hoje uma referência como espaço educacional e de arte na região Norte, considerada um ambiente de intercâmbio artístico nacional e local onde os educandos  e a comunidade em geral podem desenvolver suas habilidades artísticas e criativas.

 

Carolina Di Deus

Coordenadora Geral da Usina de Arte João Donato




2019 GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Instituto Dom Moacyr :: Av. Nações Unidas, 1068 | 69.909-720 | Rio Branco | AC
Fone: (68) 2106-2800/ Fax: (68) 2106-2806 | | Localização Localização
Estado do Acre