Portal do Instituto Dom Moacyr
Tamanho do texto
pequeno
medio
grande
Mapa do Site Fale Conosco

Institucional

Unidades

Órgãos e Entidades


CEPT Ceflora

Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá - CEFLORA

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (CEFLORA) surgiu a partir de uma audiência pública para discutir a qualidade da educação superior e profissional no Vale do Juruá. Esta iniciativa partiu do Deputado Federal Henrique Afonso. Então, em 2003, sob a liderança do deputado, reuniram-se cerca de 500 pessoas das mais distintas instituições governamentais e não governamentais dos municípios do Alto Juruá: Universidade Federal do Acre, professores, pesquisadores, estudantes, indígenas, agricultores e extrativistas. Foi-se então discutindo propostas para a melhoria da educação superior no Acre e a necessidade de criação de um centro de educação profissional como meio de atender as crescentes demandas de mão-de-obra especializada na região.  A partir daí o Grupo de Trabalho Interministerial, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, garantiu recursos para a implantação do Centro de Formação e Tecnologias do Juruá, que seria vinculado ao Instituto Dom Moacyr (IDM).

O CEFLORA iniciou suas atividades no dia 15 de Novembro de 2005 como uma unidade descentralizada do IDM, tendo sua sede estabelecida no município de Cruzeiro do Sul, conforme a Lei Estadual no 1.695, de 21 de Dezembro do mesmo ano.
No final de 2006, o Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, passou a intensificar a política de diversificação e interiorização dos cursos de educação profissional na região, expandindo a ação do CEFLORA para comunidades de agricultores, extrativistas e indígenas, bem como passando a abranger outros municípios.

Durante os três primeiros anos de atividades o CEFLORA funcionou em sede provisória, passando a funcionar em sua sede definitiva em 2009. Hoje o CEFLORA oferta cursos de nível técnico e de formação inicial e continuada nos oito municípios do Juruá: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Jordão. Os cursos de formação profissional estão ligados aos eixos tecnológicos de Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Recursos Naturais.

Localização: Rua Paraná, nº 865. Bairro 25 de Agosto.  Cruzeiro do Sul – Acre. CEP 69980-000 - Fone: (68) 3322-2563




2019 GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Instituto Dom Moacyr :: Av. Nações Unidas, 1068 | 69.909-720 | Rio Branco | AC
Fone: (68) 2106-2800/ Fax: (68) 2106-2806 | | Localização Localização
Estado do Acre