Portal do Instituto Dom Moacyr
Tamanho do texto
pequeno
medio
grande
Mapa do Site Fale Conosco

Institucional

Unidades

Órgãos e Entidades


CEPT Floresta

Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso

O Centro de Educação Profissional Roberval Cardoso surgiu a partir do antigo Colégio Agrícola Roberval Cardoso. O Colégio Agrícola ofertava Curso Técnico em Agropecuária na modalidade de ensino médio integrado. Porém em 1997, com o estabelecimento de diretrizes para a educação profissional através do Decreto Federal nº 2.208/97, foi abolido o princípio da equivalência, que garantia a oferta de ensino médio integrado, e o Colégio formou sua última turma de técnicos agrícolas em 1998.

No ano de 1999, com o início do mandato do Governador Jorge Viana, o Acre experimentou uma série de inovações, como a criação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais. Dessa forma, o antigo Colégio Agrícola foi física e pedagogicamente reformado para atender a uma nova proposta de formação de técnicos nas áreas de produção e meio ambiente.

Em 2001, pelo Decreto nº 3.864 de 18 de julho, foi criado o Centro de Educação Profissional Escola da Floresta Roberval Cardoso para atuar no desenvolvimento da formação profissional de jovens e adultos trabalhadores provenientes de comunidades rurais e florestais. Em 2002 a Escola formou sua primeira turma.

A escola possui uma área de 400 hectares composta, em grande parte, por florestas primárias e secundárias em vários estágios de sucessão, além de campos, igarapés e açudes, com rica fauna e flora. Sua estrutura física, com área construída aproximada de 6.287 m², compreende espaços administrativos, salas de aula, centro de informações (biblioteca, videoteca, etc.), laboratórios, agroindústria, alojamentos, refeitório, cozinha, oficinas e espaços didáticos temáticos que envolvem a produção florestal e agroflorestal.

Considerando que a Escola da Floresta recebe educandos de diversos municípios do estado, optou-se por um regime de residência, sendo disponibilizados alojamentos, banheiros, cozinha e refeitório. O regime de residência possibilita, dentre outros aspectos, a otimização do tempo de formação, condições para o desenvolvimento de valores e atitudes, como a ética e a responsabilidade, pois os educandos participam das atividades de produção e manutenção da escola, como atividades de campo e limpeza dos ambientes, além de acesso a atividades culturais, esportivas, de lazer e atendimento médico, contribuindo para uma educação integral.

O Centro de Educação Profissional Roberval Cardoso oferta cursos de Nível Técnico e de Formação Inicial e Continuada em cinco áreas técnicas: Agroflorestal, Florestal, Agroindústria, Turismo e Indígena.

Localização: Rodovia AC-90, Transacreana - Km 20. Rio Branco – Acre. CEP 69.908-970 - Fones: (68) 2106-2900 e 2106-2909.




2019 GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
:: | | |
| | Localização Localização
Estado do Acre